31/08/2022

BOLSEIROS DA TOTALENERGIES VIAJAM PARA A FRANÇA

Para iniciarem as suas actividades lectivas, viajaram, hoje, para a França, 16 estudantes, de um total de 22, que beneficiam, este ano, das bolsas de estudo do ensino superior naquele país, concedidas pela TotalEnergies, na sua qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG.

Os 22 jovens, dos quais 12 são mulheres, foram seleccionados, em colaboração com a Embaixada de França em Moçambique, num rol de 1581 jovens candidatos de todo o país. As bolsas foram atribuídas após um rigoroso processo de selecção, que incluiu critérios como competência académica e diversidade de género.

Este grupo de estudantes seleccionados irá frequentar algumas das mais conceituadas instituições universitárias em França, cobrindo uma extensa variedade de disciplinas a nível de Licenciatura e Mestrado.

Esta é a segunda edição em que são atribuídas bolsas de estudo, sendo que na edição do ano passado foram atribuídas 21 bolsas, totalizando, assim, 43 bolsas atribuídas pela TotalEnergies em dois anos de vigência deste programa de bolsas para o ensino superior em França.

Laurent Perez-Vidal, Conselheiro de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França em Moçambique, afirmou que “a mobilidade estudantil é uma prioridade para o Governo Francês e nesse contexto, a Embaixada de França em Moçambique e Eswatini desenvolve desde muitos anos o programa de bolsas de estudos superiores ao nível do doutoramento, do mestrado e de licenciaturas técnicas e profissionais. Desde 2021, este programa tornou-se mais impactante com a participação e contributo da TotalEnergies, mas de igual modo da Société Générale, e recentemente neste ano com a presença da empresa Schlumberger”.

Para Jenifer Cheveia, Vice-Presidente para Assuntos Corporativos da TotalEnergies, ” é com grande satisfação que, pelo segundo ano consecutivo, a TotalEnergies testemunha a partida de estudantes para França. A nossa expectativa é que estes jovens estudantes, quando regressarem da sua formação, estejam ainda mais aptos a contribuir para fazer uma mudança positiva nas suas comunidades, nas empresas e organizações em que vão trabalhar. Portanto, apesar de o nosso projecto Mozambique LNG estar em Força Maior, e, por conseguinte, com as operações suspensas, continuamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique”.

Lúcia Manuel Varela, que integra o Mestrado em Geociências de Petróleo, afirmou: “Sinto-me realmente abençoada por beneficiar desta bolsa. Espero aproveitá-la ao máximo e, através deste mestrado, adquirir conhecimentos que me permitirão trabalhar em diversas áreas do sector mineiro, especialmente na indústria petrolífera, que se tem mostrado promissora no que diz respeito ao desenvolvimento de Moçambique. É também o meu sonho desenvolver um negócio no ramo de consultoria geológica e ambiental, bem como contribuir na formação de futuros geólogos”.

Por seu turno, Judson Matusso, que irá integrar o curso de Licenciatura em Engenharia Eléctrica e Computação Industrial, referiu que “com esta oportunidade de estudar em França, espero adquirir conhecimentos na área das energias renováveis com vista a ajudar e alavancar o desenvolvimento da minha pátria amada”.

Sobre a TotalEnergies em Moçambique

Presente em Moçambique desde 1991, a Companhia actua em dois segmentos: Marketing & Serviços e Pesquisa & Produção.

A TotalEnergies Marketing Moҫambique S.A. é um actor importante no mercado de comercialização de produtos petrolíferos, que possui uma rede nacional de estações de serviço, de clientes industriais e de pesquisa, e actividades na área de lubrificantes e logística.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Hélder Ossemane – +258 82 323 4200/ 84 075 0008, helder.ossemane@external.totalenergies.com