01/07/2022

TOTALENERGIES APOIA COMBATE À MALÁRIA EM PALMA

O projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, alocou, no âmbito da sua iniciativa Pamoja Tunaweza (Juntos Podemos), cerca 500 mil dólares americanos para o seu programa de combate à malária no distrito de Palma, província de Cabo Delgado. O programa, com a duração de 18 meses, implementado pela Fundação MASC, compreende o controle vectorial, a prevenção de picadas de mosquito, a sensibilização comunitária, bem como a formação em exercício de 50 membros das comunidades de Quitunda, Maganja, Mute, Palma-Sede e Olumbe em matérias de pulverização e sensibilização comunitária.

Em três meses de implementação do programa, já estão em formação os 50 membros das referidas comunidades e as campanhas de sensibilização porta-à-porta já cobriram mais de 15.000 pessoas. Por outro lado, 1000 redes mosquiteiras foram recentemente entregues ao Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Palma para distribuição aos grupos mais vulneráveis à doença, nomeadamente mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos. Nesta primeira fase, as redes são destinadas às comunidades de Quitunda e Maganja.

Tércio Masseque, Vice-presidente para a área da Saúde, Ambiente e Segurança da TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, afirmou que “a malária é endémica em Palma e uma causa importante de mortalidade. Queremos juntar os nossos esforços aos do Governo de Moçambique no sentido de contribuir para reduzir a prevalência da malária no país e, em particular, no distrito de Palma. O nosso compromisso é continuar a dar o nosso contributo para a saúde e bem-estar das comunidades. De facto, apesar de estarmos com o nosso projecto Mozambique LNG em Força Maior e, por conseguinte, com as nossas actividades suspensas, continuamos, através dos nossos parceiros implementadores, a desenvolver projectos socioeconómicos, com vista a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e de Cabo Delgado, em particular. Estes projectos abrangem, entre outras, as áreas de educação, saúde, biodiversidade, agricultura e pesca.”.

Por seu turno, João Pereira, Director Executivo da Fundação MASC, afirmou que “adoptámos um modelo de combate à malária que visa igualmente a sustentabilidade das intervenções. Através de um processo de identificação comunitária, selecionámos 50 membros das comunidades para uma formação em exercício, assegurada por empresa especializada. Isso significa que temos 50 empregos criados e, ao mesmo tempo, recursos humanos capacitados localmente para influenciar as comunidades em matéria de prevenção e combate à malária, aumentando, igualmente, a eficácia dos programas que se venham a desenrolar na região.”
Fato Sufo Ali, uma das 50 pessoas recrutadas para a implementação do programa de combate à malária, afirmou: “Estou a aprender muitas coisas e estamos a trabalhar com as pessoas para melhorar o meio ambiente. Por outro lado, agora tenho emprego e isto ajuda a melhorar a minha vida.”

Sobre a TotalEnergies em Moçambique

Presente em Moçambique desde 1991, a Companhia actua em dois segmentos: Marketing & Serviços e Pesquisa & Produção.

A TotalEnergies Marketing Moҫambique S.A. é um actor importante no mercado de comercialização de produtos petrolíferos, que possui uma rede nacional de estações de serviço, de clientes industriais e de pesquisa, e actividades na área de lubrificantes e logística.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus 105.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Sobre a Fundação MASC

A Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil, abreviadamente designada Fundação MASC, é uma Organização da Sociedade Civil empenhada em promover a boa governação e um desenvolvimento equitativo, justo e inclusivo, em Moçambique. À luz do seu Plano Estratégico 2020-2030, denominado URITHI, que significa “legado”, em Swahili, a Fundação MASC tem estado a desenvolver diversas iniciativas que fazem diferença na vida dos moçambicanos, nas áreas de (i) Governação Democrática; (ii) Fortalecimento da Paz e Coesão Social; (iii) Acesso Melhorado aos Serviços Básicos; (iv) Meios de Subsistência Rurais, Resiliência e Geração de Rendimentos; e (v) Desenvolvimento Institucional da Fundação MASC, os 5 Pilares do URITHI, que se complementam e se reforçam, mutuamente.

Hélder Ossemane – +258 82 323 4200/ 84 075 0008, helder.ossemane@external.totalenergies.com