15/03/2022

Arranca formação profissional de jovens em Cabo Delgado

Ao abrigo do memorando de entendimento recentemente assinado entre a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), através do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), e a TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, operadora do projecto Mozambique LNG, arrancou hoje, no IFPELAC, Delegação de Pemba, a formação dos primeiros 120 jovens de um total de 2.500 que se pretende formar até ao final do programa, em Cabo Delgado.

Dos 120 jovens ora em formação, 48 são deslocados oriundos de Palma, 48 de Mocímboa da Praia e 24 oriundos da cidade de Pemba, saídos de famílias de acolhimento de deslocados. Neste primeiro grupo, conseguiu-se assegurar a paridade de género.

Os primeiros cursos, que terão duração de 3 a 6 meses, visam formar electricistas, carpinteiros, pedreiros, canalizadores, pintores e soldadores.

O Diretor-geral do IFPELAC, Leo Elias Jamal, afirmou: “Estamos felizes em iniciar estes cursos vocacionais, que abrangem os nossos jovens de Pemba, mas também jovens deslocados de Mocímboa da Praia e Palma, que se viram obrigados a abandonar as suas zonas de origem devido aos ataques terroristas. Nós como Governo de Moçambique, esperamos que estas formações permitam o acesso célere ao mercado de trabalho dos nossos jovens onde quer que as oportunidades se apresentem, quer sejam em termos te autoemprego, ou de inserção em instituições ou empresas. Queremos sentir esta ligação, jovens formados nos nossos Centros de Formação e o sector produtivo satisfeito”.

Por seu turno, Leonardo Nhavoto, Gestor de Conteúdo Local da TotalEnergies, afirmou: “Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. Estas formações são parte da nossa iniciativa CapacitaMoz que visa, entre outros, contribuir para a formação e inclusão de jovens moçambicanos no mercado de trabalho. Queremos contribuir para formar jovens não apenas para o projecto Mozambique LNG, mas também para outros projectos e áreas, igualmente importantes para o desenvolvimento do país, em geral, e de Cabo Delgado, em particular.”

Atija Jamaldine, estudante no curso de electricidade, afirmou: “sempre gostei de electricidade, quero aprender, por isso quero aproveitar bem esta oportunidade. Se as condições permitirem, quando acabar o curso, gostaria de voltar a Mocímboa da Praia, de onde saí por causa da situação de segurança.”.

Por sua vez, Castelino Macassar, estudante de carpintaria, afirmou: “Este curso vai ser muito útil para mim. Depois de concluir o curso, gostaria de regressar à Palma, para trabalhar lá, numa empresa.”

Refira-se que, no final da formação, todos os jovens que concluírem com sucesso o programa vão se beneficiar de um kit de ferramentas para garantir uma base para o autoemprego. Adicionalmente, os melhores estudantes beneficiarão ainda de capacitação para a concepção e implementação de projectos empresariais, que incluirá a componente de financiamento e acompanhamento para apoiar o início sustentável dos mesmos.

Sobre IFPELAC

É uma instituição pública provedora da Formação Profissional e Estudos Laborais, criada em 2016, e tutelada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego.
O IFPELAC desenvolve as suas actividades em todo território nacional, através de 11 Delegações Provinciais, 25 Centros de Formação Profissional e 28 Unidades Móveis de Formação Profissional. Tem a capacidade total formativa de 25.000 formandos por ano.

Sobre a TotalEnergies em Mozambique

Presente em Moçambique desde 1991, a Companhia actua em dois segmentos: Marketing & Serviços e Pesquisa & Produção. A TotalEnergies Marketing Moҫambique S.A. é um actor importante no mercado de comercialização de produtos petrolíferos, que possui uma rede nacional de estações de serviço, de clientes industriais e de pesquisa, e actividades na área de lubrificantes e logística. A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100/% por TotalEnergies, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus 105.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Sídio Macuácua – +258 84 23 56 120 sidio.macuacua@seje.gov.mz ou sidiomacuacua22@gmail.com
Hélder Ossemane – +258 82 323 4200/ 84 075 0008 helder.ossemane@external.totalenergies.com